FUMAÇA MÁGICA 285

São Gonçalo dos Campos/BA.

 

CIDADANIA

 

HUGO CARVALHO*

 A meus leitores-cidadãos

 

H

á algum tempo atrás fui convidado para discorrer, a alunos de um curso pré-vestibular daqui de Sãogonçalodoscamposdabahia, acerca do assunto.

 

Não sendo lecionar minha especialidade, - os que me conhecem sabem que o que eu sei é escrever “crônicas com charutos” - tive que recorrer à pesquisa e à introspecção pessoal, para atender à distinção que me fora conferida.  

Sendo cidadão, aquele que habita um complexo demográfico formado, social e economicamente por uma concentração populacional não agrícola, deduz-se que cidadania – no sentido etimológico - seria a qualidade ou o estado do cidadão. 

Isso, todavia, é muito pouco. No conceito atual cidadão é ser mais que simples habitante de uma cidade (atitude passiva). Cidadão é o que interage com o meio social, contribuindo para promover mudanças em favor do bem comum (atitude ativa). 

Tal participação se realiza na sociedade civil organizada, via associações, entidades de classe, cooperativas, partidos políticos, grupos religiosos, entidades ligadas ao meio ambiente, e requer um acompanhamento da realidade local, nacional e mundial, tentando compreender e absorver os fatos e suas causas. 

A cidadania pressupõe uma mente aberta para as inovações, sem abrir mão dos conceitos éticos que devem reger a sociedade e exige, ainda, razoável grau de organização na vida pessoal e profissional. 

Não se pode imaginar cidadão aquele que não seja um ente disposto a servir ao próximo, colocando suas aptidões a serviço do meio social, independente de vantagens pecuniárias. 

Cidadão bom de fato não precisa fumar charutos. Pode até abominá-los. Mas, deve ter retidão de caráter e de conduta, num comportamento onde a família, tanto a “biológica” (conceito clássico), quanto a “mosaico” (conceito hodierno) seja considerada o mais importante núcleo da sociedade.


É autorizada a reprodução desta crônica em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e seu autor. www.hugocarvalho.tk


HUGO CARVALHO - economista gaúcho que se fez baiano em 1965, aos 24 anos de idade. Missivista por força de ofícios quando jovem, hoje, aposentado, mata saudades do passado escrevendo crônicas.

 

E-mail: hugocharutos@uol.com.br

Telefones: (75) 9141 2871 ou 3246 1744  

Via Skype: hbcarvalho


São Gonçalo dos Campos