Procedimentos da confecção e acabamento na fabricação dos Cachimbos

Procedimentos esses feito pelo Artesão Mexicano Roberto González, proprietário da marca Roberto's, a qual recomendo que se dê uma passada para inteirar-se de sua "obra".

 

Preparação

O bloco chega sujo após ter sido “curado” por três ou cinco anos. Isto é, foi secado sob condições controladas após ter sido cortado e fervido em água por umas doze horas.
Então eu lixo e limpo com minha lixadeira de disco/cinta. A idéia é criar duas superfícies majoritárias paralelas onde o cachimbo será traçado.
Depois, com um pouco de whiskey ou tequila, eu estudo o padrão dos veios para decidir como o cachimbo será traçado no bloco de maneira a obter o melhor do Briar.
De um desenho prévio que eu faço no meu computador e imprimo em escala, eu recorto a figura do cachimbo e colo em uma das superfícies retificadas do bloco. Agora estamos prontos para alguns cortes. Quando o desenho é algo completamente novo, ou quando eu me deixo levar pela inspiração, traço o cachimbo diretamente com um lápis.

Cortando

Aqui vamos nós para a serra de fita, e o perfil básico do cachimbo é cortado. Depois disto, algum trabalho no torno pode ser feito.
Após ajustar o bloco no torno, a primeira coisa é fazer a furação do duto do cabo.
Uma vez isto feito, algumas vezes precisamos ajustar o torno de novo em um ângulo diferente para perfurar o encaixe da espiga. Isto usualmente acontece com cachimbos curvos. Aqui eu também uso uma ferramenta para retificar o encaixe da espiga em um ângulo de 90o. Muito importante para um bom ajuste com a piteira.
Enquanto estou no torno, aproveito para ajustar o bloco de maneira a marcar o centro do buraco do fornilho. Desta maneira eu asseguro que os furos estão em perfeito alinhamento e bem centrados.
Agora, eu vou para a furadeira de bancada. O meu torno não tem força suficiente para fazer o trabalho com eficiência. Eu uso o furo central para alinhar o bloco.
Então eu volto para a serra de fita para cortar um cabo preliminar. Algumas vezes volta a montar o bloco no torno e faço o cabo lá. Mas geralmente eu faço isto à mão com a minha micro-retífica rotativa.

Formando

Com minha lixadeira de disco e com a ajuda de minha micro-retífica rotativa, eu dou ao cachimbo a sua forma bruta.
Após o formato bruto ter sido criado para toda a cabeça, eu retorno ao torno e preparo a espiga da minha piteira feita à mão de modo preliminar de forma a ajustar-se no encaixe. Neste estágio, eu também dou polimento na espiga para assegurar um bom ajuste.
Agora com a piteira feita à mão preliminar ajustada a cabeça, nós procedemos a dar a forma inicial da boquilha.
Aqui novamente com a ajuda de minha lixadeira de fita, limas, lixas e o que quer que seja que caia em minhas mãos, eu começo dar uma forma bruta a boquilha.
Com a boquilha já em suas formas básicas, eu a curvo com a ajuda de uma vela. Você simplesmente a aquece a uns 120-130 Co e a curva com as mãos nuas. (Eu nunca me queimei, mas você precisa ser cuidadoso). Aqui estou somente posando para a fotografia, uma vez que eu preciso da outra mão para segurar a câmera.
Após alguns toques aqui e ali com a minha micro-retífica rotativa e limas, a forma básica está pronta.

Lixando e Outros Detalhes

Agora chegamos a parte que mais toma tempo na feitura de cachimbos

Primeiramente, começamos com uma escova de cerdas de metal para limpar a borda externa do fornilho. Isto obviamente só é necessário onde a borda externa do fornilho ou “Plateaux” será deixado como parte do design.
Eu faço isto à mão de maneira a minimizar os danos a textura natural da madeira.
Antes de continuar com o lixamento, é boa idéia já colocar o inserto de Briar na piteira para o meu logo. Primeiro um furo cilíndrico com broca chata na piteira.
Então, com um pedaço de briar previamente torneado de minhas sobras (que são muitas!), eu o empurro sob pressão e colo no buraco. Depois, o comprimento extra do cilindro de Briar que sobrou é cortado e será lixado com o resto da piteira.

Lixando e Polindo a Cabeça

Agora eu uso uma ponteira dividida para lixar com palha de aço por dentro do fornilho e remover as marcas de broca.

Lixas também são usadas no processo. Eu usualmente utilizo cinco ou seis diferentes granulações. Muito menos do que as quatorze que uso no exterior da cabeça.

A maior parte do processo é feita à mão.

Finalmente, eu uso a mesma ponteira dividida e com um pedaço de pano dou polimento no interior com trípoli para deixar bem brilhante.

Agora, vamos para o lixamento do exterior do cachimbo. Algum lixamento é feito na cabeça e no cabo. Mas isto está ficando muito grande.

Lixamento Exterior

Eu começo com uma granulação 80 ou menos, dependendo com quão bruto é o formato original. O cachimbo começa bem sujo após todo o trabalho acima.
Eu continuo com lixas de granulação 100, 120, 150 e 180. A foto mostra o cachimbo pronto para o tingimento inicial após lixa 180.

Tingimento Inicial

Este tingimento é feito de maneira a assegurar que todas as marcas da micro-retífica rotativa e lixadeira sejam removidas. O tingimento irá contrastar as marcas. Também se obtém uma boa idéia dos veios finais. Algum contraste permanecerá após o lixamento. Eu sempre uso tintura natural à base de álcool.
Normalmente eu uso um tingimento preto ou marrom bem escuro para o fundo. Aqui, o lixamento está só começando. Eu usarei lixas 220, 240, 280, 320, 360, 400, 600 e 1200.

Tingimento Final

Após lixa granulação 1200, o tingimento final é feito. Eu uso cores bem claras, uma vez que amo os veios da madeira e gosto que meus cachimbos se tinjam mais enquanto vão sendo fumados.
Após lixar com lixas 1500 e 2000, o cachimbo está pronto para polimento com trípoli.

Polimento

Primeiro eu uso trípoli. Antes, ele precisa ser aplicado na boina de polimento.
Aqui você pode ver minha estação de polimento. É somente minha bancada de furação. Eu estou polindo a borda externa do fornilho.
Este cara gordo polindo com a furadeira de bancada sou eu.
Após polir com trípoli, o brilho é bastante bom, mas não suficiente.

Então com uma boina de polir diferente, eu dou polimento com branco de diamante.

(A senhorita ao fundo é minha cachorra Camila)

Brilho Final
Após ambos os compostos, o brilho é de espelho.
Finalmente, eu aplico cera pura de Carnaúba. Isto é necessário para proteger a cabeça e a piteira.
Em cachimbos com a borda externa da cabeça bruta o polimento não é suficiente para derreter a Carnaúba em razão da textura. Aqui eu aplico um soprador de ar quente de forma a derretê-la completamente.
Marcando
Primeiramente eu marco o ano de fabricação na parte de baixo do cabo, bem próximo a piteira.
Então coloco meu logotipo na piteira e no lado direito do cabo.
Finalmente, eu posiciono meu logo completo da parte inferior do cabo.
Polimento e limpeza final.
Pronto com caixa e sacolinha.

Isto é somente uma descrição simplificada do processo. Corte, limagem, lixamento e polimento possuem muito mais detalhes do que o mostrado, e algumas vezes você tem que retroceder para passos anteriores de lixas mais grossas ou componentes após perceber que ficou uma pequena marquinha.

tradução: CA Carlos Martins

Espero que em futuro próximo possamos colocar os procedimentos de nosso Artesão Brasileiro fabricante dos Cachimbos Bertoldi.