Procedimentos da confecção e acabamento na fabricação dos Cachimbos
Procedimentos esses feito pelo Artesão Mexicano Roberto González, proprietário da marca Roberto's, a qual recomendo que se dê uma passada para inteirar-se de sua "obra".
Preparação |
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O bloco chega sujo após ter sido “curado” por três ou cinco anos. Isto é, foi secado sob condições controladas após ter sido cortado e fervido em água por umas doze horas. |
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Então eu lixo e limpo com minha lixadeira de disco/cinta. A idéia é criar duas superfícies majoritárias paralelas onde o cachimbo será traçado. |
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Depois, com um pouco de whiskey ou tequila, eu estudo o padrão dos veios para decidir como o cachimbo será traçado no bloco de maneira a obter o melhor do Briar. |
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De um desenho prévio que eu faço no meu computador e imprimo em escala, eu recorto a figura do cachimbo e colo em uma das superfícies retificadas do bloco. Agora estamos prontos para alguns cortes. Quando o desenho é algo completamente novo, ou quando eu me deixo levar pela inspiração, traço o cachimbo diretamente com um lápis. |
Cortando |
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Aqui vamos nós para a serra de fita, e o perfil básico do cachimbo é cortado. Depois disto, algum trabalho no torno pode ser feito. |
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Após ajustar o bloco no torno, a primeira coisa é fazer a furação do duto do cabo. |
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Uma vez isto feito, algumas vezes precisamos ajustar o torno de novo em um ângulo diferente para perfurar o encaixe da espiga. Isto usualmente acontece com cachimbos curvos. Aqui eu também uso uma ferramenta para retificar o encaixe da espiga em um ângulo de 90o. Muito importante para um bom ajuste com a piteira. |
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Enquanto estou no torno, aproveito para ajustar o bloco de maneira a marcar o centro do buraco do fornilho. Desta maneira eu asseguro que os furos estão em perfeito alinhamento e bem centrados. |
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Agora, eu vou para a furadeira de bancada. O meu torno não tem força suficiente para fazer o trabalho com eficiência. Eu uso o furo central para alinhar o bloco. |
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Então eu volto para a serra de fita para cortar um cabo preliminar. Algumas vezes volta a montar o bloco no torno e faço o cabo lá. Mas geralmente eu faço isto à mão com a minha micro-retífica rotativa. |
Formando |
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Com minha lixadeira de disco e com a ajuda de minha micro-retífica rotativa, eu dou ao cachimbo a sua forma bruta. |
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Após o formato bruto ter sido criado para toda a cabeça, eu retorno ao torno e preparo a espiga da minha piteira feita à mão de modo preliminar de forma a ajustar-se no encaixe. Neste estágio, eu também dou polimento na espiga para assegurar um bom ajuste. |
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Agora com a piteira feita à mão preliminar ajustada a cabeça, nós procedemos a dar a forma inicial da boquilha. |
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Aqui novamente com a ajuda de minha lixadeira de fita, limas, lixas e o que quer que seja que caia em minhas mãos, eu começo dar uma forma bruta a boquilha. |
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Com a boquilha já em suas formas básicas, eu a curvo com a ajuda de uma vela. Você simplesmente a aquece a uns 120-130 Co e a curva com as mãos nuas. (Eu nunca me queimei, mas você precisa ser cuidadoso). Aqui estou somente posando para a fotografia, uma vez que eu preciso da outra mão para segurar a câmera. |
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Após alguns toques aqui e ali com a minha micro-retífica rotativa e limas, a forma básica está pronta. |
Lixando e Outros Detalhes Agora chegamos a parte que mais toma tempo na feitura de cachimbos |
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Primeiramente, começamos com uma escova de cerdas de metal para limpar a borda externa do fornilho. Isto obviamente só é necessário onde a borda externa do fornilho ou “Plateaux” será deixado como parte do design. |
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Eu faço isto à mão de maneira a minimizar os danos a textura natural da madeira. |
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Antes de continuar com o lixamento, é boa idéia já colocar o inserto de Briar na piteira para o meu logo. Primeiro um furo cilíndrico com broca chata na piteira. |
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Então, com um pedaço de briar previamente torneado de minhas sobras (que são muitas!), eu o empurro sob pressão e colo no buraco. Depois, o comprimento extra do cilindro de Briar que sobrou é cortado e será lixado com o resto da piteira. |
Lixando e Polindo a Cabeça |
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Agora eu uso uma ponteira dividida para lixar com palha de aço por dentro do fornilho e remover as marcas de broca. |
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Lixas também são usadas no processo. Eu usualmente utilizo cinco ou seis diferentes granulações. Muito menos do que as quatorze que uso no exterior da cabeça. A maior parte do processo é feita à mão. |
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Finalmente, eu uso a mesma ponteira dividida e com um pedaço de pano dou polimento no interior com trípoli para deixar bem brilhante. Agora, vamos para o lixamento do exterior do cachimbo. Algum lixamento é feito na cabeça e no cabo. Mas isto está ficando muito grande. |
Lixamento Exterior |
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Eu começo com uma granulação 80 ou menos, dependendo com quão bruto é o formato original. O cachimbo começa bem sujo após todo o trabalho acima. |
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Eu continuo com lixas de granulação 100, 120, 150 e 180. A foto mostra o cachimbo pronto para o tingimento inicial após lixa 180. |
Tingimento Inicial |
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Este tingimento é feito de maneira a assegurar que todas as marcas da micro-retífica rotativa e lixadeira sejam removidas. O tingimento irá contrastar as marcas. Também se obtém uma boa idéia dos veios finais. Algum contraste permanecerá após o lixamento. Eu sempre uso tintura natural à base de álcool. |
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Normalmente eu uso um tingimento preto ou marrom bem escuro para o fundo. Aqui, o lixamento está só começando. Eu usarei lixas 220, 240, 280, 320, 360, 400, 600 e 1200. |
Tingimento Final |
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Após lixa granulação 1200, o tingimento final é feito. Eu uso cores bem claras, uma vez que amo os veios da madeira e gosto que meus cachimbos se tinjam mais enquanto vão sendo fumados. |
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Após lixar com lixas 1500 e 2000, o cachimbo está pronto para polimento com trípoli. |
Polimento |
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Primeiro eu uso trípoli. Antes, ele precisa ser aplicado na boina de polimento. |
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Aqui você pode ver minha estação de polimento. É somente minha bancada de furação. Eu estou polindo a borda externa do fornilho. |
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Este cara gordo polindo com a furadeira de bancada sou eu. |
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Após polir com trípoli, o brilho é bastante bom, mas não suficiente. |
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Então com uma boina de polir diferente, eu dou polimento com branco de diamante. (A senhorita ao fundo é minha cachorra Camila) |
Brilho Final | |
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Após ambos os compostos, o brilho é de espelho. |
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Finalmente, eu aplico cera pura de Carnaúba. Isto é necessário para proteger a cabeça e a piteira. |
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Em cachimbos com a borda externa da cabeça bruta o polimento não é suficiente para derreter a Carnaúba em razão da textura. Aqui eu aplico um soprador de ar quente de forma a derretê-la completamente. |
Marcando | |
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Primeiramente eu marco o ano de fabricação na parte de baixo do cabo, bem próximo a piteira. |
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Então coloco meu logotipo na piteira e no lado direito do cabo. |
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Finalmente, eu posiciono meu logo completo da parte inferior do cabo. |
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Polimento e limpeza final. |
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Pronto com caixa e sacolinha. |
Isto é somente uma descrição simplificada do processo. Corte, limagem, lixamento e polimento possuem muito mais detalhes do que o mostrado, e algumas vezes você tem que retroceder para passos anteriores de lixas mais grossas ou componentes após perceber que ficou uma pequena marquinha. tradução: CA Carlos Martins |
Espero que em futuro próximo possamos colocar os procedimentos de nosso Artesão Brasileiro fabricante dos Cachimbos Bertoldi.