Método de Enchimento Dr. Frank

Método de Enchimento do Carlos Martins - "Campeão cAc 2004 de Fumada Rápida".

Método com Video Alemão

Método de Enchimento do Castro o "MagoVlad". (em preparação)


Método de Enchimento Dr. Frank

1o Passo

É uma boa idéia iniciar com um cachimbo que você sinta que tenha um fornilho médio: não muito largo; não muito grande; nem muito pequeno; não muito estreito; nem muito profundo. Uma vez que você se sentir confortável com esta técnica, será capaz de adaptá-la facilmente para qualquer dos seus cachimbos.

Ambos, Herr Frank e Herr Gropp ressaltam que a melhor maneira para aprender este método é ver alguém carregar o seu próprio cachimbo. Aqui tentarei chegar o mais próximo possível do que eles fariam.

Tabacos em flake devem ser completamente separados de maneira que funcionem com esta técnica.

Você também irá precisar de uma superfície para trabalhar, e, mais especificamente, para espalhar o tabaco, como verá nas fotos subseqüentes.

 

2o Passo

O Método Frank começa a encher o fornilho por simples gravidade. Você pode dar uma colherada:

ou salpicar,

mas nunca pressione o tabaco para dentro do fornilho. Dê uns tapinhas periodicamente para ajustar o tabaco. O tabaco pode ser picado ou rasgado para ajudar a entrar no fornilho. 

A partir deste ponto todas as próximas instruções são para destros. Canhotos devem simplesmente inverter as direções.

 

3o Passo

Se você completou os passos anteriores corretamente, o seu cachimbo deve estar parecido com este; tendo sido preenchido, por gravidade, de tabaco até o topo.

 

4o Passo

Segure o cachimbo com a mãe esquerda de modo que o dedão esquerdo esteja livre. O dedão esquerdo será necessário para segurar o tabaco no topo do fornilho no passo subseqüente.

 

5o Passo

Com os dedos da mão direita, pegue uma quantidade apropriada de tabaco que finalmente encherá o cachimbo.

Se esta quantidade de tabaco parecer um pouco grande demais para caber no fornilho, você provavelmente pegou a quantia certa. Melhor muito do que pouco, uma vez que o excesso pode ser ajustado depois.

Lembre-se, não existem camadas neste método, portanto tenha certeza de ter suficiente tabaco para facilmente preencher o fornilho.

 

6o Passo

Comprima o tabaco entre os dedos da mão que está livre como mostrado. Esta compressão deve formar uma grande base achatada, mais larga do que o diâmetro da parte mais próxima a palma da mão. Achim Frank descreve esta forma como “rolha de champagne”.

Você pode gentilmente pressionar a base do tabaco contra a mesa para achatá-lo

 

7o Passo

Este tampão, ou rolha, é agora colocado, não pressionado, no topo do fornilho. Se apropriadamente feito, ele deve ser muito grande para caber no fornilho.

Agora, o dedão livre da mão esquerda entra na jogada para segurar o tampão no lugar quando a mão direita soltar o tabaco. Use somente pressão suficiente para segurar o tampão no lugar.

 

8o Passo

Alterne segurar o tabaco com um dedão enquanto o outro dedão enrola o tabaco em direção ao centro. Breve, o tabaco não necessitará ser segurado no lugar diretamente no topo pelo dedão. Agora, com leve pressão de ambos os dedões como mostrado acima (sempre evitando a ponta dos dedões), comece a enrolar o tabaco em direção ao centro. Herr Kropp usa a palavra “massagem”.

Você enrola com a almofada do seu dedão de fora do fornilho sempre em direção ao centro (veja na foto) com ênfase em empurrar o tabaco para o centro e não para baixo.

NÃO pressione o tabaco diretamente para dentro do fornilho. O movimento é de enrolar massageando e direcionando o tabaco lentamente, e gentilmente, em direção ao centro. Pode parecer um pouco estranho, não tem problema: isto é diferente do que estamos acostumados.

 

Alternadamente use as almofadas doa dedões direito e o esquerdo enquanto rotacionar o cachimbo em um movimento circular para igualmente distribuir o tabaco. Isto resultará no tabaco escorregando pelas laterais internas do fornilho até que o cachimbo esteja preenchido

 

(uma imagem que auxilia)

Imagine uma rolha que seja um pouco mais alta e um pouco mais larga do que o interior do seu fornilho. Se você quer que a rolha se encaixe no interior do fornilho, você empurra as suas laterais em direção a elas próprias (para o centro) para que se encaixe no fornilho, não simplesmente empurrando para baixo.

 

8o Passo

Neste momento você pode retirar o excesso de tabaco das laterais se achar que tem muito no tampão.

Novamente, você deve se acautelar para nunca pressionar para dentro do centro do fornilho. Continue a enrolar o tabaco gentilmente com o dedão em direção ao centro. Tenha calma e não apresse este passo.

   

9o Passo

Aqui vai um passo opcional que contradiz os cuidados anteriores.

Caso considere necessário, você pode levemente pressionar no centro do fornilho somente com a almofada do dedão. Cuidadosamente crie uma ponte com o seu dedão através da boca do fornilho assegurando que somente a almofada do dedão estará aplicando pressão e que nenhuma outra parte do seu dedo entra no fornilho e arruíne o enchimento.

 

10o Passo

 

 

 

 

 

 

 

O enchimento acabado cria um “super-tampão” que você sentirá bem apertado no topo. Nenhum tabaco cairá do fornilho quando o cachimbo for virado de ponta-cabeça. Entretanto, a puxada estará notavelmente solta e talvez até muito mais livre se comparada com o tradicional método de enchimento.

 

Nota de Michael Bernhaut:

Minha experiência com este método é que ele grandemente enriquece o meu prazer de fumar cachimbo. Minha fumada agora vai até o fim do fornilho facilmente. A aeração neste método revela novos sabores em todos os meus tabacos. Pressionar e reacender são basicamente desnecessários até o final da fumada: o socador afunda através da cinza pulverizada até o fundo do fornilho. Cada fornilho dura mais, é mais prazeroso e forma a carbonização muito mais rápido do que o método tradicional de enchimento. Eu também notei que as cinzas não caem do fornilho se o cachimbo for virado de ponta cabeça.Para acendimento, Mr. Frank recomenda isqueiros maçarico com tripla chama para criar imediatamente uma completa e uniforme brasa sem necessidade de socar. O isqueiro deve estar apontado diretamente para baixo (evitando um ângulo que direcione a chama do maçarico para as paredes do fornilho) usando acendimentos rápidos com a chama. Usar estes isqueiros requer cuidados e prática, e provavelmente encontrará severos críticos. Eu o uso com atenção e juro que obtenho um perfeito acendimento após uns dois, ou três, rápidos contatos da chama com o tabaco. Mira precisa e rápidos movimentos de retirada são essenciais para proteger o fornilho do seu cachimbo.

Método do Carlos Martins 

"Campeão cAc 2004 de Fumada Rápida em 03/04/04 no Tamanduá"

Homologado e Certificado

1. Com delicadeza, faça uma bola de tabaco com os seus dedos, um tipo de bucha em
forma de bola bem apertada, bem pouca coisa maior do que a boca do fornilho. Lembre-se da consistência do charuto e faça com o tabaco como se estivesse enrolando um pequeno e curto charuto úmido.

2. Empurre firmemente esta bucha de tabaco para dentro do fornilho, mas NÃO permita que chegue ao fundo dele (deixe um espaço de aproximadamente uns 0,03cm). Imagine como se estivesse "entupindo um encanamento". Se você encostar no fundo ele irá queimar muito úmido e quente (não sei o porque...mas é o que acontece). 

3.Agora retire qualquer tabaco que tenha ficado acima da cabeça do fornilho, de forma que o fumo esteja ligeiramente abaixo do aro superior.

4. Acenda e

5. puff puff puff

6. Uma vez que estes tabacos são úmidos, e caso esteja usando palitos de fósforo, você precisará repetir o passo 4, umas três, quatro ou sete vezes pelos primeiros minutos até que obtenha uma boa camada de queima no topo.

7. Resista a tentação de calcar pelos primeiro minutos, ele deverá queimar de qualquer jeito. Quando realmente for necessário calcar, faça com delicadeza, Nunca empurre a bucha para baixo.

8. Você vai fumar frio e sêco até a última cinza, dificilmente tendo que re-acender.


Eu pessoalmente fiquei impressionado de quão sêco o cachimbo estava quando terminei, e o quanto a minha língua ainda tinha paladar. Com um "bom" aromático de qualidade você provavelmente poderá sentir o sabor de topo ou o de envolvimento primeiro, e então, mais tarde, o sabor real do tabaco, e mais algumas variações entre um e outro.

Carlos Martins


Método com Video Alemão

Video - "Franksche Pfeifenstopfmethode" - lang

Video - "Franksche Pfeifenstopfmethode" - kurz


Método de Enchimento MagoVlad

Método secreto e milenar, somente por consulta pessoal e de preferência com a bolsa cheia (de tabaco). Somente assim se tornará um Iniciado/Neófito para o enchimento do Cachimbo pelo Método MagoVlad.